05. Gerenciando registros DNS

Um nome de domínio é um endereço de Internet legível por humanos de um site que pode ser usado para acessar o site. A tradução de nomes legíveis por humanos em nomes legíveis por máquina é realizada pelo Sistema de Nomes de Domínio, ou DNS, abreviadamente. É muito importante que as configurações de DNS de seus sites estejam corretas, caso contrário, a operação de seus serviços pode ser interrompida. Por exemplo, seu domínio pode ficar indisponível ou o e-mail pode não chegar ao seu servidor de e-mail. O Plesk pode funcionar como servidor de nomes primário (mestre) ou secundário (escravo) para seus domínios. As configurações de DNS são definidas automaticamente, mas podem ser alteradas na interface. Se o serviço DNS para seus domínios for fornecido por servidores de nomes de terceiros, você pode desabilitar o serviço DNS no Plesk.

Adicionar e modificar registros DNS #

Observação: esta seção é destinada a usuários avançados. Definir as configurações de DNS incorretamente pode afetar negativamente a acessibilidade de sites e e-mails.

Para cada novo nome de domínio, o Plesk cria automaticamente uma zona DNS de acordo com as configurações definidas pelo seu provedor de serviços. Os nomes de domínio devem funcionar bem com a configuração automática. No entanto, se você usa o servidor Plesk NS e precisa realizar modificações personalizadas na zona de nome de domínio, você pode fazer isso em seu painel de controle.

Para visualizar os registros de recursos em uma zona DNS de um domínio, vá para Sites e Domínios > Configurações de DNS .

imagem 77086

Para adicionar um registro de recurso à zona, vá para Sites e Domínios > Configurações de DNS > Adicionar Registro .

imagem 77088

Para modificar as propriedades de um registro de recurso, vá para Sites e Domínios > Configurações de DNS e clique no registro.

Além dos registros de recursos descritos acima, também há um registro de Início de Autoridade. Este registro indica que este servidor de nomes DNS é responsável pela zona DNS do domínio. Ele também contém configurações que afetam a propagação de informações sobre a zona DNS no Sistema de Nomes de Domínio.

Usando servidores NS externos #

Se você hospedar sites na sua conta e não quiser usar o Plesk como seu servidor NS primário (mestre), você tem as seguintes opções:

  • Use o servidor de nomes Plesk como um servidor de nomes secundário (escravo). Escolha esta opção se você tiver um servidor de nomes autônomo atuando como um servidor de nomes primário (mestre) para seus sites.
  • Desative o DNS para o seu domínio no Plesk. Escolha esta opção se você tiver servidores de nomes externos primários e secundários autorizados para seus sites.

Para mudar o servidor Plesk DNS para um servidor de nome secundário, vá para Sites e Domínios > Configurações de DNS e clique em Mestre / Escravo .

Para reverter o servidor Plesk DNS para o servidor de nome primário, vá para Sites e Domínios > Configurações de DNS e clique em Mestre / Escravo .

Para desligar o serviço DNS do Plesk para um site servido por servidores de nomes externos, vá para Sites e Domínios > Configurações DNS e clique em Desativar .

Deixe um comentário 0