Um dump de banco de dados é um arquivo que contém uma estrutura e conteúdo de banco de dados. Você pode usá-lo para fins de backup. Nas versões anteriores do Plesk, os dumps só podiam ser criados usando ferramentas de gerenciamento de banco de dados. Agora o Plesk oferece uma maneira mais rápida de criar dumps de banco de dados, armazená-los e implantar dumps criados anteriormente no servidor.
No Plesk, exportar um dump de banco de dados significa salvar um banco de dados de origem em um arquivo, que pode ser usado para armazenamento ou distribuição. Importar um dump de banco de dados significa restaurar dados desse arquivo para um banco de dados de destino. Você pode importar um banco de dados para o mesmo ou outro servidor de banco de dados. A única restrição é que os bancos de dados de origem e destino devem ser do mesmo tipo, por exemplo, MySQL.
No Plesk, os dumps de banco de dados são criados no formato SQL e salvos como arquivos ZIP. Se você precisar criar um dump em outro formato ou definir configurações personalizadas para um dump, use a funcionalidade nativa das ferramentas de gerenciamento de banco de dados (phpMyAdmin, phpPgAdmin ou myLittleAdmin). Para obter instruções sobre como importar e exportar dados usando ferramentas de gerenciamento de banco de dados, consulte a documentação das ferramentas.
Para salvar uma cópia de um banco de dados:
- Vá para Sites e Domínios > Bancos de Dados > Exportar Dump no painel de ferramentas do banco de dados.
- Salvar um despejo:
- Para salvar um dump em um determinado diretório no servidor, selecione o diretório. O diretório inicial de sua assinatura é usado por padrão.
- Para salvar um despejo em seu computador local e também no servidor, selecione Baixar despejo automaticamente após a criação .
Para implantar sua cópia de um banco de dados no Plesk:
- Vá para Sites e Domínios > Bancos de Dados > Importar Dump no painel de ferramentas do banco de dados.
- Selecione um dump para implantar:
- Para implantar um dump de seu computador local, selecione Upload e clique em Browse . Em seguida, selecione o arquivo ZIP que contém o arquivo de despejo.
- Para implantar um dump de um diretório no servidor, selecione Importar e selecione o arquivo de dump.
- Para implantar o dump em um banco de dados recém-criado, selecione Recriar o banco de dados . O banco de dados antigo será excluído e um novo, com o mesmo nome, será criado.
Observação: por padrão, os botões Importar despejo e Exportar despejo não são exibidos para bancos de dados hospedados em um Microsoft SQL Server remoto. Para exportar ou importar dumps desses bancos de dados, configure primeiro as configurações de backup para o Microsoft SQL Server remoto.