Assista ao vídeo tutorial
Quando você trabalha com um banco de dados no Plesk, o Plesk acessa o banco de dados em nome de uma conta de usuário associada ao banco de dados. Portanto, todo banco de dados deve ter pelo menos uma conta de usuário associada; caso contrário, você não poderá acessá-lo.
Qualquer usuário de banco de dados pode ser definido como padrão para um determinado banco de dados. O Plesk sempre acessará o banco de dados usando as credenciais desse usuário padrão, mesmo se houver outros usuários associados ao banco de dados. Se um banco de dados tiver várias contas de usuário associadas e nenhuma delas for padrão, a primeira conta da lista será usada.
Tipos de usuários de banco de dados #
Existem dois tipos de contas de usuário de banco de dados no Plesk:
- Contas de usuário que têm acesso a apenas um banco de dados específico . Se você colabora com outras pessoas no gerenciamento de um site e deseja dar a elas acesso ao banco de dados, você deve criar contas de usuário separadas para elas. Cada uma dessas contas é usada para acessar apenas um banco de dados. Nesse caso, você primeiro cria um banco de dados e, em seguida, contas de usuário.
- Contas de usuário universais que têm acesso a todos os bancos de dados .Os usuários universais têm acesso não apenas a todos os bancos de dados existentes, mas também a todos os bancos de dados recém-criados.Se você planeja instalar aplicativos da Web em seu site, pode ser conveniente criar uma conta de usuário universal, para que todos os aplicativos possam acessar seus bancos de dados usando essa conta. Nesse caso, você primeiro cria uma conta de usuário e depois a especifica ao instalar aplicativos.Nota: Um usuário universal atua apenas em um servidor de banco de dados. Se você usar vários servidores de banco de dados, crie uma conta de usuário universal separada para cada servidor.
Operações com usuários de banco de dados #
Você pode criar, atualizar ou remover um usuário de banco de dados acessando Sites e domínios > Bancos de dados > Gerenciamento de usuários .
Ao criar um usuário de banco de dados, você será solicitado a fornecer as credenciais do usuário para acessar o banco de dados e o nome do banco de dados que o usuário especificado acessará. Um usuário de banco de dados universal pode ser criado selecionando Qualquer para um banco de dados .
Nota: 1. Você pode remover um usuário de banco de dados padrão apenas removendo o banco de dados associado a esse usuário. Como alternativa, você pode editar o usuário e desmarcar a opção Tornar o usuário padrão para este banco de dados e, em seguida, remover o usuário.
2. Se um usuário de banco de dados foi criado por um aplicativo APS, você pode remover esse usuário apenas removendo o respectivo aplicativo.
3. Uma senha de usuário do banco de dados deve ter pelo menos 5 caracteres, não deve conter o nome do usuário ou quaisquer caracteres estendidos da tabela ASCII.
Controle de acesso #
A partir do Plesk 12.0, você pode permitir ou proibir o acesso remoto a um banco de dados ou permitir o acesso apenas dos hosts especificados. As configurações de acesso se aplicam a contas de usuário de banco de dados individuais. Para obter detalhes, consulte a seção Configurando regras de acesso personalizadas .
Permissões do usuário do banco de dados #
Se você usa MySQL ou Microsoft SQL Server, pode gerenciar permissões para usuários de banco de dados por meio da interface do Plesk, como as permissões para realizar operações na estrutura e nos dados da tabela. Para MySQL, essas permissões são Select
, Insert
, Create
e Drop
assim por diante, e para Microsoft SQL Server essas permissões são funções de nível de banco de dados, como db_ddladmin
, db_datawriter
e assim por diante.
Para ajudá-lo a atribuir permissões, o Plesk usa modelos de conjuntos de permissões chamados funções. Na criação, cada conta de usuário do banco de dados recebe o conjunto padrão de permissões. Esse conjunto de permissões corresponde à função Ler e Gravar . Outras funções com suporte são Read Only e Write Only . Além disso, o MySQL permite a função Personalizada com conjuntos de privilégios definidos pelo usuário.
Para modificar as permissões de um usuário do banco de dados MySQL:
- Vá para Sites e domínios > Bancos de dados > Gerenciamento de usuários e clique no nome de usuário do banco de dados.Por padrão, os usuários de banco de dados recém-criados têm a função Ler e Gravar . Você pode visualizar e alterar os privilégios incluídos nesta função.
- Para permitir acesso de leitura ou somente acesso de gravação, selecione a função correspondente ( Somente leitura ou Somente gravação ).
- Para adicionar ou remover privilégios da função já selecionada para o usuário, marque ou desmarque as caixas de seleção correspondentes ( Select , Insert , Update e assim por diante).Observe que, se você modificar o conjunto de privilégios, a função se tornará Custom .
Para modificar as permissões de um usuário de banco de dados SQL Server:
- Vá para Sites e domínios > Bancos de dados > Gerenciamento de usuários e clique no nome de usuário do banco de dados.Por padrão, os usuários de banco de dados recém-criados têm a função Ler e Gravar .
- Para permitir acesso de leitura ou somente acesso de gravação, selecione a função correspondente ( Somente leitura ou Somente gravação ).Os conjuntos padrão de permissões no Microsoft SQL Server são os seguintes:
Permissão | Leia e escreva | Somente leitura | Somente gravação |
---|---|---|---|
db_backupoperator | ➕ | ➕ | ➕ |
db_datareader | ➕ | ➕ | ➖ |
db_datawriter | ➕ | ➖ | ➕ |
db_ddladmin | ➕ | ➖ | ➕ |
Observe que o provedor de hospedagem pode modificar esses conjuntos de permissões.
Alterações automáticas nas funções do usuário
O provedor de hospedagem pode adicionar ou remover permissões concedidas com diferentes funções.
No MySQL, essas modificações não afetam as permissões dos usuários do banco de dados existente. A única coisa que muda é sua função no Plesk – ela mudará para Custom porque suas permissões não correspondem mais à sua função anterior ( Read and Write , Read Only ou Write Only ). No Microsoft SQL Server, as permissões (funções no nível do banco de dados) dos usuários existentes são alteradas de acordo com as alterações feitas pelo provedor de hospedagem.
O provedor de hospedagem pode negar permanentemente algumas permissões para todos os usuários do banco de dados MySQL, por exemplo, a permissão para excluir objetos. Nesse caso, essa permissão não é exibida no Plesk. No Microsoft SQL Server, se a permissão for excluída de todas as funções do Plesk, ela será negada para todos os usuários.